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Superaquecimento em motores refrigerados a ar

Hoje vamos falar um pouquinho sobre o superaquecimento em motores refrigerados a ar e os males que isso pode causar a sua motocicleta.

A utilização de motos em carreatas, passeatas, moto passeios e desfiles tem se tornando mais comum ao passar dos anos. Mas você já parou para pensar que isso pode estar prejudicando o motor da sua motocicleta?

Nos motores refrigerados a ar, não existem galerias para passagem de fluído de arrefecimento. A manutenção da temperatura correta de funcionamento ocorre por meio de dissipação de calor entre as aletas do cilindro e do cabeçote e de fluxo de ar durante o deslocamento da motocicleta. Ou seja, quanto maior for a velocidade de deslocamento da motocicleta, maior será o fluxo de ar pelas aletas do motor, promovendo assim a refrigeração adequada dos componentes internos e, consequentemente, impedindo o superaquecimento.

Listamos abaixo alguns exemplos de utilização extrema, onde o motor é mentido em alta rotação de forma constante, com o veículo parado ou em baixa velocidade.


Passeatas


"Borrachão"


"Cortar giro"


Esse tipo de uso submete os componentes internos do motor a temperaturas muito elevadas, para as quais não foram projetados, causando danos muito graves a motocicleta.

Confira:


Derretimento da vareta de óleo


Derretimento do sensor CKP


Derretimento do guia da corrente de comando


Resíduos retidos no filtro de tela


Discos e separadores de embreagem escurecidos


Superaquecimento da carcaça externa da embreagem


Vale lembrar que danos causados devido a utilização indevida não são cobertos pela garantia do fabricante!

Comenta aí o que você achou!

Obrigado!



Tags: Superaquecimento motores refrigerados
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