Superaquecimento em motores refrigerados a ar
Hoje vamos falar um pouquinho sobre o superaquecimento em motores refrigerados a ar e os males que isso pode causar a sua motocicleta.
A utilização de motos em carreatas, passeatas, moto passeios e desfiles tem se tornando mais comum ao passar dos anos. Mas você já parou para pensar que isso pode estar prejudicando o motor da sua motocicleta?
Nos motores refrigerados a ar, não existem galerias para passagem de fluído de arrefecimento. A manutenção da temperatura correta de funcionamento ocorre por meio de dissipação de calor entre as aletas do cilindro e do cabeçote e de fluxo de ar durante o deslocamento da motocicleta. Ou seja, quanto maior for a velocidade de deslocamento da motocicleta, maior será o fluxo de ar pelas aletas do motor, promovendo assim a refrigeração adequada dos componentes internos e, consequentemente, impedindo o superaquecimento.
Listamos abaixo alguns exemplos de utilização extrema, onde o motor é mentido em alta rotação de forma constante, com o veículo parado ou em baixa velocidade.
Passeatas
"Borrachão"
"Cortar giro"
Esse tipo de uso submete os componentes internos do motor a temperaturas muito elevadas, para as quais não foram projetados, causando danos muito graves a motocicleta.
Confira:
Derretimento da vareta de óleo
Derretimento do sensor CKP
Derretimento do guia da corrente de comando
Resíduos retidos no filtro de tela
Discos e separadores de embreagem escurecidos
Superaquecimento da carcaça externa da embreagem
Vale lembrar que danos causados devido a utilização indevida não são cobertos pela garantia do fabricante!
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